domingo, 18 de julho de 2010

Ata da Reunião da Comissão de Estudantes

Brasília, 15 de junho de 2010.

Ata da reunião extraordinária da Coordenação de Estudantes dos cursos de graduação em Museologia do Brasil, para discutir os seguintes tópicos:
• Organização do Encontro Nacional de Estudantes
• A Comunicação desta nova Coordenação com os estudantes.
Foi definido que:
O Encontro Nacional de Estudantes ficará ocorrendo anualmente, sendo: Nos anos pares (2012/2014...) em conjunto com o fórum nacional, nos anos impares (2011/2013...) dentro da programação de um evento a nível nacional de museologia, que será criado para aumentar o valor simbólico/político do Encontro Nacional de Estudantes.
Já fica definido que o Encontro Nacional de Estudantes em 2012 será no Rio de Janeiro, local que sediará o 5° Fórum.
Para o Encontro Nacional de Estudantes de 2011 foram considerados /ponderados pelas cidades que pretendem sediar o evento, como sejam:

1. Existência de apoio institucional (Universidades, Faculdade, Departamentos) de outras universidades (Particulares, Estaduais, Regionais), de possibilidade de patrocínio (Privado / Instituição).
2. Quantidade de Pessoal para trabalhar no evento.
3. Opção por cidades que possuem o curso de Museologia ( Valorização destes cursos) e não tenham ainda sediado evento nacional de Museologia.
4. Possibilidade de viabilizar gratuitamente ou um desconto que favoreça a acessibilidade aos setores: hospedagem, alojamento, alimentação.
5. Oferecer segurança aos partcipantes.
6. Organizar programa de apoio turístico: opções de passeio, city tour, mapas turísticos, opções de hotéis, desconto em restaurantes, bares, museus, teatro, etc.
7. Oferecer / organizar, eventos / encontros, culturais / interativos.
8. Agregar programa científico ( minicursos, aplestras, mesas redondas, sessão de trabalhos científicos) acessível para os estudantes.

Ficaram decididas ainda:
As cidades que desejarem ser sede do próximo encontro (evento de nome a ser definido e o Encontro Nacional de Estudantes) deverá encaminhar proposta até 15 de agosto, onde atende as necessidades citadas acima.
As Cidades que pretendem sediar o próximo evento devem encaminhar junto com a proposta de 2 a 3 opções de temas para o evento que irá organizar.
O evento ocorrerá na 2° quinzena de julho de 2011.
A cidade escolhida deverá até 30 de Dezembro, disponibilizar a estrutura proposta para o evento (locais/ dias / horários/ programação de forma macro).
O prazo de 3 meses de antecedência para definição de trabalhos a serem apresentados.
Foi definido também:
A criação de um e-mail (museologiabrasil@gmail.com), de um grupo virtual (museologiabrasil), de um blog e uma comunidade no Orkut ( Museologia Brasil).
A Unirio fica responsável em contactar as universidades das regiões sul e sudeste ausentes no fórum.
Fomos contactados pessoalmente pelo professor Mário Chagas, durante a reunião, onde disse que o IBRAM apoio caso estivermos organizados em tempo hábil.
Durante esta reunião foi entregue o código de ética do ICOM para Museus, doado pelos alunos da UNB e a lista de e-mail’s.

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